sábado, 17 de maio de 2008

"Em São Paulo, a ação violenta tem atuado como norma, servindo-se de um processo histórico crescente de inversão de valores, ela tem operado folgadamente em todos os três campos possíveis de ação no espaço: formais, técnicos e simbólicos, conforme a classificação sugerida pelo ilustre geógrafo Milton Santos em seu livro A Natureza do Espaço - classificação que forneceu preliminarmente a estrutura das abordagens deste estudo.

Tal inversão coloca em crise a própria idéia de cidade como instituição, ou como acordo ético travado entre os habitantes e que deveria estar expresso nas regras que regem o convívio no ambiente urbano. Aquele antigo acordo travado entre cidadãos paulatinamente deixa de prevalecer para ser substituído por uma falta; a ausência de acordos e regras que caracteriza o quadro em que a violência urbana se alastra.

Essa crise da idéia de cidade põe em crise o propósito da atividade da arquitetura. Essa última se faz sentir em duas frentes solidárias e indissociáveis: na formação e no exercício profissional.

No exercício profissional, ela ocorre porque a crise da idéia de cidade trunca, ao mesmo tempo, a fonte da demanda, o meio em que opera e também a finalidade da ação, pois que trunca a idéia de cidade nos três campos que ela ocupa para a atividade da arquitetura. Essa crise no exercício profissional pode ser expressa da seguinte maneira :


Como propor projetos numa cidade que parece ter perdido o sentido ?



A crise na formação do arquiteto aparece porque, ao operar como norma, a violência desfaz também redutos e escancara abrigos preciosos que sustentavam e amparavam a existência dos sonhos das imagens que eram mobilizados na elaboração do "pensamento arquitetônico".
Portanto, essa crise na formação, servindo-se de Bachelard, pode ser expressa assim :

Como elaborar o pensamento arquitetônico quando o abrigo fecundo das imagens poéticas, que antecedem o próprio pensamento, parecem já ter deixado de existir?


É necessario esclarecer, ainda que sumariamente, o pressuposto em que se apóia a primeira crise: Em que medida a violência, ao atuar como norma no ambiente urbano, rouba o sentido que se esperava encontrar na cidade?"


ANGELO BUCCI tese de doutorado

Nenhum comentário: